quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Patton - Rebelde ou Herói? (1970)

Patton / Franklin J. Schaffner / Excelente!

Torrent: https://kat.ph/patton-1970-xvid-dvdrip-george-c-scott-t513109.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3883323/patton-pb

Comentário: 

“Através do trabalho dos tempos. É a pompa e as ciladas da guerra. Combati, lutei e pereci. Inúmeras vezes sob a estrela. Como se através de vidro e sombriamente. A discórdia antiquíssima vejo. Onde combati com muitas caras e muitos nomes. Mas sempre eu.” - Sabe quem poeta era? Eu.

Patton, o guerreiro lírico, o homem que parece que nasceu unicamente destinado a combater, demonstra uma sensibilidade contagiante quando fala de sua paixão, seu projeto de vida. O filme é muito bem sucedido em tratar do espírito de um homem que enxerga com olhos de águia a “beleza” da guerra, não se limitando apenas na narração lógica de fatos históricos, mas tendo uma atmosfera espirituosa acompanhando esses fatos, fazendo da película uma comedida existencial que faz o filme ser realmente importante (o que em geral quase não tem nesses gêneros de filmes), ligando o espectador aos temas de honra e disciplina, dando o que lucubrar.

“O campo de batalha foi aqui. Os cartagineses que defendiam a cidade, foram atacados por três legiões romanas. Eram corajosos, mas não resistiram. Foram massacrados. As mulheres árabes arrancaram-lhes as túnicas, as espadas e as lanças. Os soldados ficaram nus ao Sol... Há 2000 anos. Eu estava lá. Não acredita, não é? (Risos!)” 

Spoiler: Há somente um momento em que Patton me causou repulsa, quando ele mata os burros que estavam impedindo a passagem. Os animais não têm culpa sobre os conflitos humanos, depois de tanto nos servirem, fazemos isso com eles? Foi uma cena cruel, e convincente. Será que alguns animais foram sacrificados por causa do filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário