sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

...E o Vento Levou (1939)

Gone With the Wind / George Cukor, Victor Fleming / Excelente!

Torrent: http://kat.ph/gone-with-the-wind-1939-bdrip-eng-fxg-t4701075.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3354864/gone-with-the-wind-pb

Comentário: Finalmente vi esse grande clássico e estou maravilhado com toda essa jornada romântica. Dizer que a reviravolta é plausível não é suficiente, é o grande zênite que infelizmente o filme não faz questão de prolongar, pois encerra nos deixando com aquele gostinho de quero mais.

Apesar de muito antigo, não segue aquele moralismo padrão de Hollywood com uma heroica história de superação, com personagens “ideais”, sem defeitos. Achei isso um bom diferencial, a protagonista não se transformou em um ideal revolucionário, continuou sendo tão mulher apaixonada como sempre foi. E mesmo que tivesse se convertido em um ideal, não teria problema, pois preparou muito bem o terreno para que pudesse germinar essa grande árvore, logo poderia ser uma obra essencialmente idealista em todos os parâmetros sem perder o senso de realidade comum, algo raro de se ver. Filme que tem todo um clima bucólico, mágico, reconfortante, capaz de atingir o íntimo da contemplação pessoal como a histórica. Achei arrepiante a cena em que a Scarlett O’Hara se ergue das cinzas e pronuncia as seguintes palavras:

“Com Deus por testemunha, com Deus por testemunha, não vão me derrotar. Vou sobreviver a isso. E, quando passar nunca mais sentirei fome! Nem eu nem minha família. Mesmo que eu minta, roube, trapaceie ou mate. Com Deus por testemunha, nunca mais passarei fome!”

Apoteótica! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário