sexta-feira, 5 de julho de 2013

Madrugada dos Mortos (2004)

Dawn of the Dead / Zack Snyder / Ruim

Torrent: http://kickass.to/dawn-of-the-dead-2004-xvid-neroz-t525320.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3684946/dawn-of-the-dead-pb


Ficha Técnica:

Título Original: Dawn of the Dead
Ano de Lançamento: 2004
Diretor: Zack Snyder
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, Ruindade

Sinopse:
Os zumbis desejam dominar uma cidade de Wisconsin e começam a atacar as pessoas. Ana (Sarah Polley) é uma jovem enfermeira, que consegue escapar do ataque deles e é ajudada pelo policial Kenneth (Ving Rhames). Juntos eles encontram abrigo em um shopping center, onde outros sobreviventes estão escondidos. Lá os zumbis não conseguem entrar e eles conseguem ter uma vida razoavelmente normal. Mas a situação piora quando começa a faltar energia e comida, o que faz com que eles tenham que sair do abrigo para conseguir sobreviver.

Destaque para o elenco:
Jake Weber (Michael)
Ken Foree (Evangélico da TV)
Kevin Zegers (Terry)
Lindy Booth (Nicole)
Matt Frewer (Técnico EMS)
Mekhi Phifer (Andre)
Sarah Polley (Ana)
Ty Burrell (Steve)
Ving Rhames (Kenneth)

Comentário:
Dose desmedida, inconsequente, que nesse caso do filme é exagerada, grotesca e até vergonhosa.

Já estamos acostumados com a ideia dos “zumbis clássicos”, aqueles que se rastejam, agem lento e devoram carne, em alguns casos não só a humana. Porém, como tudo envelhece, então qual é o problema de “inovar”? Nenhum! Contanto que saiba como fazê-lo. No momento não saberia dizer o que daria certo nessa transmutação, também nem sei com segurança se essa foi a intenção do diretor Zack Snyder, mas vejo que se seguir esse caminho que ele percorreu, o resultado será uma bomba. O filme todo é construído em uma dinâmica descarada que não convence, tenta de maneira forçada ser mais ficção do que é. Levantar depois de morto e sair por aí devorando seres humanos já é difícil de acreditar que algum dia isso venha acontecer em nossa realidade, no entanto, se mantém em níveis de tolerância.

O absurdo mesmo é ver em tela que um vírus transforme os mortos em “corredores profissionais”, a infecção se alastra à velocidade da luz e a vítima “desperta” como se tivesse levado um Doping no rabo, ficam tão ou mais velozes que Usain Bolt. Absurdo! Nessa condição fica ainda pior já que não existe um trato prévio, mesmo uma “enrolação” que convença que aquilo é válido. As montagens da dinâmica das cenas também são desagradáveis, soam muito pretensiosas, com bastante “impactos” dispensáveis, até conseguem ser fortes no visual, mas permanecem incrivelmente vazias em sua mensagem.

É desanimador ver que uma fita como essa esteja na lista dos melhores filmes sobre zumbis. Muito é comentado sobre a crítica social presente tanto na refilmagem como na obra original de George A. Romero, todavia, não vejo essas abordagens como sendo o foco, como um plano a ser levado a sério, pois tanto em um como em outro, não me inspiram um mínimo de respeito, talvez pelo mau desenvolvimento do percurso. Porque se for pensar assim, estender o que estiver nas extremidades, qualquer filme, por menor que seja, terá muito conteúdo desvendado pela interpretação do espectador, mesmo que não seja o tema central da película.

O que faríamos se acontecesse um apocalipse zumbi? É lógico que procuraríamos refúgio nos lugares mais aconchegantes, seguros e com muitos suprimentos alimentícios. Qualquer pessoa que por mais que tivesse inclinação filosófica para causas humanas, em uma situação assim procuraria primeiro se estabelecer, se habituar ao caos, ser egoísta quando preciso, tudo em prol da sobrevivência de si e (ou) de seu grupo, para depois quando tudo tivesse organizado, começar a cogitar sobre como “corrigir” o mundo. A evidência mesmo é que os homens, diante da polêmica da catástrofe, ainda possuem a assustadora mania de se confrontarem, por orgulho e domínio.


Esse remake foi um dos piores filmes que já vi. Tentei encontrar algo de bom nele e, infelizmente, nada encontrei. Podem até me perguntar: Por que você se incomodou com os zumbis corredores, sendo que zumbis nem existem de verdade? Respondo: Zumbi é um tema clássico, assim como os vampiros. Se for mudar alguma coisa envolvendo a ideia original, que tenha extremo cuidado ao fazer, algo que não notei nesse filme medíocre, além do mais, não foi só por causa disso que a fita ficou ruim, também por outros motivos que acredito ter explicado nesse comentário. Enfim, se podem aceitar zumbis dinâmicos, também podem tolerar facilmente vampiros que brilham. Esses zumbis do Snyder são umas bichonas loucas!

Avaliação: Ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário