terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aftermath (1994)

Aftermath / Nacho Cerdà / Excelente! / Curta-metragem

                                                               Disponível no YouTube:


Ficha Técnica:

Título Original: Aftermath
Ano de Lançamento: 1994
Diretor: Nacho Cerdà
País: Espanha
Gênero: Curta-metragem, mistério, terror, thriller, suspense

Sinopse:
Este controverso exemplar da filmografia do espanhol Nacho Cerdà mostra atividades secretas de um funcionário de necrotério. Venceu o prêmio de melhor curta-metragem no Fant-Asia Film Festival, em 1997.

Comentário: 
É um tipo de trabalho que merece ser avaliado com certa individualidade. Não é por causa da repugnância do tema que a avaliação será na mesma ordem, pois a tese é uma coisa, e o desenvolvimento é outra. O curta, apesar da obscuridade exibida, consegue um lirismo psicológico maravilhoso, embora com tom bem intimidador. Poucos minutos de exibição são capazes de nos levar a uma terra psíquica raramente explorada, que de alguma forma sabemos que existe bem próximo de todos nós. O desenvolvimento e a parte técnica são exemplares.

“Aftermath” pode ter diversas interpretações. Fiquei curioso quanto ao motivo daqueles números negativos durante a introdução do filme, no fim de tudo isso, ao chegar em produção, roteiro e direção, mostrando o responsável Nacho Cerdà, aparece “-6” de maneira bem intencionada, podendo significar alguma mensagem oculta. Talvez a explicação mais cabível para isso seja o número de mortos no necrotério naquele momento.

[Spoilers] Questões importantes: O médico legista conhecia (mesmo que de vista) ou não a Marta? Acredito que dependendo do ponto de vista, ambas as respostas são consideráveis. No entanto, deve-se destacar a coerência do início e fim do curta-metragem. Pelo que pude entender no início, ouvimos o som de um carro em movimento seguido por gritos de uma mulher e um cão chorando, significando ser um acidente no trânsito. Resultado (Aftermath): Morte para ambos. Esse “aftermath” também se estende ao final de forma coerente? Por que o médico tem a ideia de oferecer o órgão de Marta ao seu cachorro? Essas e outras indagações fazem desse filme algo de muito conteúdo (incluindo a metafísica), além das presentes cenas insanas.

Avaliação: Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário