sábado, 29 de dezembro de 2012

Solidão (2008)



Curta-metragem

Direção: Ciro MacCord
Nota: Bom.
Comentário: Gostei do curta e acho que o resultado merece, pelo menos, um mínimo de respeito. Dificilmente encontramos um curta-metragem amador tão bem esteticamente trabalhado como esse. Os ângulos de câmera no ambiente, apresentando de maneira sutil o lugar onde vive; os closes que ele projeta em si mesmo, sabendo se posicionar para deixar a atmosfera de seu monólogo ainda mais introspectiva e solitária; tudo isso e mais exibem a boa noção de cinema que o autor do curta possui. Além de ter o efeito de desfoque da câmera, pondo em evidência aquilo que precisa; é raridade ver algo amador tão bom, vindo de uma pessoa que teve uma ideia e resolveu passar isso nas imagens.

Concordar ou não com os pensamentos (muito interessantes, por sinal) dele, é uma coisa; agora julgá-los ao ponto de ignorar o curta-metragem em si, é outra; que em minha opinião, foi muito bem realizado. Não importa se o personagem em questão está certo ou errado em suas colocações, se a forma como ele dialogou não foi rebuscada ou agradável, pois ele não tinha que representar ou agradar, e sim, ser ele mesmo. É um vídeo pessoal, subjetivo, envolvendo as crenças. Todos têm sua visão de mundo e acreditam em alguma coisa, por mais estranha que seja. O que o rapaz teve foi a sinceridade para confessar algumas de suas opiniões um tanto incomuns, numa linha que mais parecia um improviso que um roteiro planejado. Isso é interessante!

A trilha de “Requiem for a Dream” ficou ótima, embora no curta possa irritar muitas pessoas por passar uma impressão piegas, de “querer ser levado a sério” ou um pretexto que o autor encontrou para se revelar fã do filme. Admito que nisso me incomodou um pouco, ficaria melhor se a trilha fosse menos conhecida ou apenas ao som ambiente, seria mais individual. Mas tudo bem. Está de parabéns!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Shortbus (2006)

Shortbus / John Cameron Mitchell / Excelente!

Comentário: Um dos filmes mais estranhos e marcantes que já vi, realmente não é para qualquer um. O trato contundente que a obra faz do sexo é de chocar aos olhos e sentimentos mais íntimos de qualquer espectador. Um convite a um mundo de autoconhecimento sem repressões e sem fronteiras. Em “Shortbus” não há lugar para preconceitos. Tudo vai além.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Vá e Veja (1985)

Idi i Smotri / Elem Klimov / Excelente!

Torrent com legenda: https://kat.ph/come-and-see-idi-i-smotri-1985-x264-aac-multisubs-t5161587.html

Amigas de Colégio (1998)

Fucking Amal / Lukas Moodysson / Excelente!

Torrent com legenda: http://kat.ph/fucking-amal-show-me-love-1998-multisubs-16-subs-t3899526.html

Comentário: Excelente! Senti uma aura agradável e especial em volta desse filme, uma boa entrega e respeito pelo tema. O diretor Lukas Moodysson faz de maneira tão carismática, doce, que foi impossível não me sentir emocionalmente envolvido pela delicada situação que o filme cria. O efeito deu certo e o resultado é que me apaixonei pelas personagens principais. Desde já o imenso desejo de ver “Bem-Vindos” e “Para Sempre Lilya”, outras obras do cineasta.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pieta (2012)

Pieta / Kim Ki-duk / Excelente!


Torrent com legenda: www.makingoff.org

Comentário: 

  Kim Ki-duk é um dos diretores mais independentes e autorais da atualidade, acho. A maneira como ele faz filmes é envolvente e com um tom explicitamente subjetivo, pois ele se baseia em seus próprios sentimentos e experiências, é bem possível perceber esses detalhes à medida que avançamos no universo de seu cinema, inclusive a submissão constante de suas personagens femininas e a maneira de passar a sua mensagem. Por razão disso, o diretor anda se repetindo, e muito.

  Logo nos primeiros minutos de “Pieta”, tive a sensação de que “eu já vi isso”, confirmando que Ki-duk tem uma propriedade em estilo, cujo domínio deixa a duvidar. Como ele mesmo disse em uma entrevista, “não faço filmes para ganhar 5 estrelas”, palavras admiráveis que revelam a sua audácia. Antes de tudo, ele faz filmes para ele mesmo, ele sente necessidade disso. “Arirang” trata bem sua sensibilidade como homem e cineasta. Mas isso não vem ao caso. O que devemos ter quase certeza é que Ki-duk Kim nunca encontrará soluções típicas para suas obras. Porém, isso sempre é bom? Não ouso a responder.

  “Pieta” é um filme incrível, embora soe repetitivo quando fazemos a inevitável comparação com algumas das suas obras anteriores, pela forma comum de apresentar uma situação entre seus filmes, embora a situação em si não seja. A fita nos primeiros momentos parece que será ridícula, pretensiosa e incoerente demais, entretanto, quando notamos que as coisas não foram pelo caminho que imaginávamos e o contexto foi bem explicado, aplaudimos Kim Ki-duk porque ele sabia o que estava fazendo.

“Foi daqui que eu vim? Daqui mesmo? Sério? Então eu posso entrar de novo?”

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rain Man (1988)

Rain Man / Barry Levinson / Excelente!

Torrent: http://kat.ph/rain-man-1988-tom-cruise-dustin-hoffman-t1973475.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/4093537/rain-man-pt