domingo, 28 de julho de 2019

Lápis Cor de Pele (2016)

                                      Lápis Cor de Pele / Victória Roque / Excelente!


Ficha Técnica:

Título Original: Lápis Cor de Pele
Ano de Lançamento: 2016
Diretora: Victória Roque
País: Brasil
Gênero: Documentário, Infantil

Sinopse:
Através das falas de Joel Zito Araújo, Maria da Conceição Nascimento, Renata Morais, Yasmin Thayná e dos relatos das crianças, o filme se propõe a discutir os efeitos da ausência de representações de crianças negras nos meios de comunicação e o racismo presente na infância.​

Comentário:
A gente passa por cada coisa na infância que somente a força de uma criança mesmo para suportar.

Avaliação: Excelente!

Alarm (2009)

Alarm / Moo-hyun Jang / Excelente!


Ficha Técnica:

Título Original: Alarm
Ano de Lançamento: 2009
Diretor: Moo-hyun Jang
País: Coreia do Sul
Gênero: Animação, curta-metragem, Comédia

Sinopse:
Acordar de manhã é uma batalha entre o presente e o seu futuro estado de espírito. Uma guerra de sonho consigo mesmo e com outros objetos que parecem ter vida própria. 

Comentário:
Não consegui ver além do óbvio, do quanto nossa cabeça pode entrar em desordem pela obsessão por pontualidade, o quanto a sociedade moderna anda acelerada e perturbadora, há uma urgência de encontrar medidas de aumentar a nossa produtividade sem sacrificar a saúde mental. Um excelente curta.  

Avaliação: Excelente!

Johnny Express (2014)

Joni Igseupeuleseu / Kyungmin Woo / Excelente / Curta-metragem


Ficha Técnica:

Título Original: Joni Igseupeuleseu
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Kyungmin Woo
País: Coreia do Sul
Gênero: Curta-metragem, Animação, Comédia, Ficção Científica

Sinopse:
É 2150 e todos os tipos de alienígenas vivem no espaço. Jhonny é um entregador espacial que viaja para diferentes planetas para entregar pacotes. Jhonny é preguiçoso e a única coisa que quer é dormir na sua nave com o piloto automático. Quando a nave chega ao destino, tudo o que ele tem que fazer é entregar o pacote. No entanto, nunca sai como o planejado. Ele encontra planetas bizarros e estranhos e sempre parece causar problemas na sua rota de entrega. Será que ele é capaz de terminar a sua missão sem causar problemas?

Comentário:
Cômico e trágico. Fiquei confuso em saber o que estava sentindo, se era tristeza ou risos pelas situações pra lá de incomuns e engraçadas, é um paradoxo burlesco, que por um lado mostra a tranquilidade de Johnny sem entender o que realmente estava acontecendo, por outro, a extinção total de uma civilização minúscula e inteligente. Como não se identificar? Sem muitas palavras, esse curta é genial.

Avaliação: Excelente!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sinos da Morte - Death Bell (2008)

Gosa: Piui Jungkan Gosa / Yoon Hong-Seung / Ruim-Regular

Ficha Técnica:

Título Original: Gosa: Piui Jungkan Gosa
Ano de Lançamento: 2008
Diretor: Yoon Hong-Seung
País: Coreia do Sul
Gênero: Cinema Asiático, Suspense, Terror

Sinopse:
Os melhores alunos desta escola são colocados em uma classe especial graças as ótimas notas, tudo isso para se preparar para um grande teste que está por vir. Porém, no primeiro dia de aula dessa classe especial uma aluna não aparece. No meio da aula a tv mostra a aluna que estava faltando, Hye-Yeong, morrendo em um reservatório de água. Uma voz ordena aos alunos que resolvam uma questão, para decidir o destino de Hye-Yeong. A partir daí eles terão que desvendar as questões dadas a eles para salvar cada aluno que vai desaparecendo nesse primeiro dia de aula da classe especial.

Elenco:
Kim Bum
Lee Beom-Su
Nam Gyu Ri

Comentário:
Bem, assisti na amostra do cinema sul-coreano de minha cidade e por ter um pouco de conhecimento do cinema asiático, mais especificamente dessa parte do continente, esperava algo realmente bom. Mas que nada. Muito aquém do esperado. O pior que o filme tenta ser forçadamente inteligente e lá com uma pegada de Jogos Mortais. Talvez tenha algum mistério interessante envolvendo alguns elementos, como o gato, todavia, pela baixa qualidade, nem me dei o prazer de me aprofundar. Descartável, procurem algo melhor para assistir.  Edit: não existe o gato, me confundi com outro filme ruim japonês, o "Hausu" de 1977. No entanto, esse é pessimo de qualquer jeito.

Avaliação: Ruim-Regular.