quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Paprika (2006)

Papurika / Satoshi Kon / Excelente!

Página do torrent com legenda (MKO): http://makingoff.org/forum/index.php?showtopic=34164
Torrent direto com legenda (MKO): http://makingoff.org/forum/index.php?app=core&module=attach&section=attach&attach_id=33183


Ficha Técnica:

Título Original: Papurika
Ano de Lançamento: 2006
Diretor: Satoshi Kon
País: Japão
Gênero: Anime, Animação, Ficção Científica, Fantasia, Mistério, Aventura

Sinopse:
Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

Comentário:
Ótimo, complexo, profundo, investigativo, encantador, também divertido e sombrio. Todas essas qualidades mescladas em uma hora e meia de longa. É um trabalho que exige raciocínio e bastante atenção, muitos tópicos podem passar despercebidos se a pessoa não estiver “preparada”, geralmente pegando uma animação como essa achando que vai ser mais uma como qualquer outra. Para quem assistiu, é impossível não se lembrar do filme “A Origem”, ambos tem bastantes semelhanças, porém o desenrolar é completamente diferente. “Inception” parece ser mais fragmentado, bem dividido e mais “explicado” (embora mesmo assim continue muito complicado, rs). “Paprika” meio que universaliza a coisa toda, os sonhos se aproximam mais da ilógica que conhecemos, seguindo caminhos mais aleatórios, embora haja aquela conspiração que manipula conscientemente o subconsciente, pelo menos até perder o dito controle. Um dos poucos problemas da obra do Satoshi Kon é que não explica direito como o mini capturador de sonhos (DC-mini) acabou contagiando o mundo inteiro além dos pesquisadores envolvidos no projeto (pelo menos eu não entendi bem essa parte, ou talvez até outras, se alguém puder dá uma ajuda, de toda forma, acho que vou ter que rever esse anime algumas vezes para poder absorver melhor os detalhes. Esses detalhes dizem muito). Será que todos foram expostos através de alguma técnica (sejam ondas alfa ou sei lá o quê) que a película não enfatiza? Enfim, de toda forma é uma animação genial, faz jus ao autor.

Avaliação: Excelente!

Algumas imagens:










Nenhum comentário:

Postar um comentário