sábado, 27 de julho de 2013

Samsara (2001)

Samsara / Pan Nalin / Excelente!

Torrent com legenda (MKO): http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=2895

Ficha Técnica:

Título Original: Samsara
Ano de Lançamento: 2001
Diretor: Pan Nalin
País: Índia
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: 
Samsara é uma "história de amor espiritual" filmada nas imponentes locações geladas do Himalaia.
O foco está centrado nas buscas emprendidas por duas pessoas diferentes. De um lado, um homem procura pelo esclarecimento espiritual por meio da renúncia ao mundo real. De outro, uma mulher quer encontrar esclarecimento no amor e uma nova vida inserida no mundo. Essas duas buscas, em determinado momento, se cruzarão e conectarão irreversivelmente a vida dos personagens.
Um jovem discípulo à monge, depois de passar três anos meditando solitariamente nas montanhas, é levado de volta para seu monastério, onde recupera suas forças. Em um passeio na aldeia, conhece Pema, se apaixona à primeira vista e desiste da sua vocação. Mas logo se depara com seu despreparo perante as dificuldades e desafios do dia-a-dia.

Comentário:
Como não se elevar ao assistir um filme dessa condição? É preciso estar "morto" para isso. Obra que nos motiva a pensar sobre nossa vida, sobre nossas decisões e experiências, e finalmente perceber de uma vez por todas que tudo isso é só a "ponta do Iceberg", que existe muito mais por trás da cortina da existência.
O filme é bem sucedido em exibir que até mesmo o "erro" é só uma opinião humana, pois na concepção do universo ele não existe, embora o homem também faça parte do universo e o mesmo possa se manifestar através dele , então enxergar algo como "certo" ou "errado" também é necessário, a fragmentação é tão relevante como a totalidade. A seguinte frase tem um significado especial e confortador: "Tem coisas que devemos 'desaprender' para podermos aprendê-las. E tem coisas que precisamos possuir para poder renunciar a elas." Desaprendemos para aprendermos de outras formas e possuímos certas coisas só para depois termos o poder de abdicá-las. Quem entende a raiz disso sabe que tudo que fez, que experimentou, viveu, mesmo as situações mais vergonhosas, foram indispensáveis para alcançar o patamar atual.
Impossível não se deliciar com as cenas de sexo, são quase impossíveis de encontrar mais belas, conseguem o impressionante efeito de serem extremamente eróticas, mas nem um pouco vulgar, aliás, essa palavra nem se arrisca em aparecer na mente do espectador. As cenas são tão bem feitas que ficamos com "água na boca", causando um misterioso efeito de mesclar excitação com contemplação espiritual. Maravilhosamente mostrado que o sexo não é apenas uma atração carnal, porém, também uma necessidade do espírito. Lindo filme!

Avaliação: Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário