quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pieta (2012)

Pieta / Kim Ki-duk / Excelente!


Torrent com legenda: www.makingoff.org

Comentário: 

  Kim Ki-duk é um dos diretores mais independentes e autorais da atualidade, acho. A maneira como ele faz filmes é envolvente e com um tom explicitamente subjetivo, pois ele se baseia em seus próprios sentimentos e experiências, é bem possível perceber esses detalhes à medida que avançamos no universo de seu cinema, inclusive a submissão constante de suas personagens femininas e a maneira de passar a sua mensagem. Por razão disso, o diretor anda se repetindo, e muito.

  Logo nos primeiros minutos de “Pieta”, tive a sensação de que “eu já vi isso”, confirmando que Ki-duk tem uma propriedade em estilo, cujo domínio deixa a duvidar. Como ele mesmo disse em uma entrevista, “não faço filmes para ganhar 5 estrelas”, palavras admiráveis que revelam a sua audácia. Antes de tudo, ele faz filmes para ele mesmo, ele sente necessidade disso. “Arirang” trata bem sua sensibilidade como homem e cineasta. Mas isso não vem ao caso. O que devemos ter quase certeza é que Ki-duk Kim nunca encontrará soluções típicas para suas obras. Porém, isso sempre é bom? Não ouso a responder.

  “Pieta” é um filme incrível, embora soe repetitivo quando fazemos a inevitável comparação com algumas das suas obras anteriores, pela forma comum de apresentar uma situação entre seus filmes, embora a situação em si não seja. A fita nos primeiros momentos parece que será ridícula, pretensiosa e incoerente demais, entretanto, quando notamos que as coisas não foram pelo caminho que imaginávamos e o contexto foi bem explicado, aplaudimos Kim Ki-duk porque ele sabia o que estava fazendo.

“Foi daqui que eu vim? Daqui mesmo? Sério? Então eu posso entrar de novo?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário