sábado, 29 de dezembro de 2012

Solidão (2008)



Curta-metragem

Direção: Ciro MacCord
Nota: Bom.
Comentário: Gostei do curta e acho que o resultado merece, pelo menos, um mínimo de respeito. Dificilmente encontramos um curta-metragem amador tão bem esteticamente trabalhado como esse. Os ângulos de câmera no ambiente, apresentando de maneira sutil o lugar onde vive; os closes que ele projeta em si mesmo, sabendo se posicionar para deixar a atmosfera de seu monólogo ainda mais introspectiva e solitária; tudo isso e mais exibem a boa noção de cinema que o autor do curta possui. Além de ter o efeito de desfoque da câmera, pondo em evidência aquilo que precisa; é raridade ver algo amador tão bom, vindo de uma pessoa que teve uma ideia e resolveu passar isso nas imagens.

Concordar ou não com os pensamentos (muito interessantes, por sinal) dele, é uma coisa; agora julgá-los ao ponto de ignorar o curta-metragem em si, é outra; que em minha opinião, foi muito bem realizado. Não importa se o personagem em questão está certo ou errado em suas colocações, se a forma como ele dialogou não foi rebuscada ou agradável, pois ele não tinha que representar ou agradar, e sim, ser ele mesmo. É um vídeo pessoal, subjetivo, envolvendo as crenças. Todos têm sua visão de mundo e acreditam em alguma coisa, por mais estranha que seja. O que o rapaz teve foi a sinceridade para confessar algumas de suas opiniões um tanto incomuns, numa linha que mais parecia um improviso que um roteiro planejado. Isso é interessante!

A trilha de “Requiem for a Dream” ficou ótima, embora no curta possa irritar muitas pessoas por passar uma impressão piegas, de “querer ser levado a sério” ou um pretexto que o autor encontrou para se revelar fã do filme. Admito que nisso me incomodou um pouco, ficaria melhor se a trilha fosse menos conhecida ou apenas ao som ambiente, seria mais individual. Mas tudo bem. Está de parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário