domingo, 27 de janeiro de 2013

A Solidão dos Números Primos (2010)

La Solitudine dei Numeri Primi / Saverio Costanzo / Bom-Excelente!

Torrent com legenda no MKO (é preciso ter cadastro): http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=28771

Comentário: Reconheço que o filme pode ter alguns lances exagerados ou pedantes em seu proceder, destacando-se a cronologia alternada entre a fase infantil, adolescente e adulta das personagens principais. Isso gera uma incompreensão curiosa no início, depois o espectador se adapta a fórmula proposta e passa a interagir com bom entendimento e sensibilidade, mormente por encontrar um sentido considerável à distinção ou perto disso, contando de maneira simultânea algumas etapas do passado e presente, para em seguida concluir num caminho linear. Porém, esse efeito agradável também depende muito do nível de tolerância de cada indivíduo.

A fita fala de traumas com certa sutileza e profundidade, mesmo forçando algumas situações primordiais para causar um efeito dramático mais intenso. Não que isso seja grave na avaliação, pois a obra consegue compensar em outros quesitos, como se sair bem no trato da emoção sem extrapolar, sem deixar com um perfil excessivamente meloso e a metáfora dos números primos gêmeos é relacionada de forma magnífica, não que seja generalizada em todos os casos. Um dos momentos mais fortes da obra é o cuidadoso trabalho das cenas que revelam as motivações dos protagonistas, tudo em ordem intercalada, e repetindo, o que era estranho antes se torna familiar e de bom grado quando finalmente sabemos a base dos problemas deles, criando uma ótima oportunidade de pleno envolvimento.

O desfecho é inusitado. É um daqueles finais que nos deixa o dinâmico ponto de exclamação, pois tem a audácia de encerrar a trama ainda em andamento, dá uma sensação vital que o filme terminou incompleto. Pode ser que isso tenha a ver com o livro que a película foi baseada, como desconheço a literatura, não me sinto muito no direito de qualificar o final. Só acho que poderia ter ido mais longe, estando prestes a construir uma das melhores cenas até então.

“A Solidão dos Números Primos” possui grandes chances de se tornar um filme inesquecível na lista de qualquer cinéfilo que esteja em um bom momento receptivo. A abordagem e o tema não são banais, ao contrário, têm um toque especial que conquista o carinho. Também não descarto a possibilidade do oposto ocorrer por razão disso. Em todo caso, é uma obra que só recomendaria a pouquíssimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário