terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Violência Gratuita (1997)

Funny Games / Michael Haneke / Excelente!

Torrent: http://kat.ph/funny-games-1997-eng-hardcoded-subs-t896493.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3092869/funny-games-pb

Comentário: Sempre pensei que um filme como esse não existia e teria que ser “eu” para fazer. Quanta pretensão. Funny Games me ofereceu tudo aquilo que exigentemente quis ver em um filme de violência, envolvendo mocinhos e vilões. Michael Haneke vai além, pois brinca com a metalinguagem justamente para tornar o espectador “sádico” cônscio de seus anseios nada convencionais. Joga tudo na cara e com um sorriso cínico diz: “Não era isso que você queria?” Uma boa prova disso é a cena do controle remoto:

SPOILER: Teve gente que não gostou, mas deve-se considerar que a cena é genial. Dá para notar que foi propositalmente mal feita na parte que Anna pega a arma e atira em Peter. Como pode uma mulher com as mãos amarradas conseguir um feito desses? Também dava para perceber que Paul meio que deixou Anna realizar aquilo. Depois o autor “usa” o controle remoto e regressa com a intenção de corrigir o erro, como se estivesse dizendo: “Calma! Não te decepcionarei, querido espectador. Ainda não acabou.” Com isso Haneke quebra o clichê tão previsível, tipo: alguma coisa positiva tem que ocorrer com os mocinhos.

“Violência Gratuita” é um dos filmes mais originais, inteligentes e chocantes que já vi. Parece ser feito exclusivamente ao cinéfilo que não quer ver limites moralistas nas telas. Mesmo assim o diretor consegue ser um tanto piedoso nesse tópico.

Um comentário: