terça-feira, 19 de junho de 2012

Paris Está em Chamas (1966)

Paris brûle-t-il? / René Clément


Algumas curiosidades e informações importantes sobre o filme:

- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Direção de Arte - Preto e Branco

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora.

- Um dos motivos pelos quais se optou por rodar o filme em preto e branco foi a cor das bandeiras nazistas, já que as autoridades francesas não permitiram que bandeiras nazistas com as cores vermelha e preta fossem exibidas em Paris.
 
- Alguns dos atores franceses do elenco, entre eles Charles Boyer, Leslie Caron e Jean-Pierre Cassel, dublaram seus próprios personagens na versão em inglês do filme.

- Durante as filmagens um carteiro francês caiu de sua bicicleta ao ver um grupo de extras vestidos como soldados nazistas em pleno Champs Elysées, durante uma pausa para o almoço. O carteiro começou a correr e a gritar que "eles estavam de volta".


http://filmes-segunda-guerra.blogspot.com.br/2007/03/paris-est-em-chamas.html

Meu comentário:
Gostei demais da fita e nem esperava que fosse apreciar, me surpreendeu. A qualidade técnica, o grande elenco (incluindo Alain Delon e Kirk Douglas), a empolgante trilha sonora militar (está passeando pela minha cabeça até agora), o visual geral mostra a segurança de um trabalho bem feito, realizado com gosto. Imagino o que deve ser produzir um filme com um tema polêmico que foi essa história do nazismo em um tempo tão próximo de seu surgimento; devia incomodar muita gente. Hoje para nós, é só uma película histórica, entretanto, para o povo daquela época podia ser bem mais que uma obra de Cinema. Ótimo e importantíssimo filme! OBS.: “O Sol Por Testemunha” e “Jaula Amorosa” devem ter dado muita moral à René Clément para fazer uma película com essa relevante temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário