quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Poderoso Chefão: Parte II (1974)

The Godfather: Part II / Francis Ford Coppola / Excelente!


Terminei de ver e me sinto um incompetente diante da perfeição que é esse filme. Grandioso demais!

Fiquei meio que perdido diante das artimanhas da máfia, pareciam que algumas delas nasciam implícitas e depois eram só surpresas sobre surpresas. Uma sensação terrível de viver em um mundo que não podemos relaxar “um segundo”, se isso acontecer, é caixão e vela preta na hora.

Curiosamente, apesar de tudo isso, é uma obra que tem muito amor, sentimento.

Inspirante!

2ª Comentário:

Como a maioria diz, o segundo filme da trilogia do Chefão é tão digno quanto o primeiro, é uma produção que dá gosto de ver em todos os sentidos. A condução do enredo, porém, é diferente, e essa distinção veio a funcionar bastante bem. Cada parte da história do presente e passado era encerrado no momento certo, quando ambas atingiam o ápice da condição do momento. O roteiro parece ser bem mais complexo e criminal, com o avanço da época os negócios ficam mais ardilosos e bem difíceis de entender, já que não sabemos direito quem são aliados ou inimigos, como se não bastasse a complicação, ainda tem o envolvimento de um importante membro da família Corleone contra o próprio Michael, aí o bicho pega de verdade. Situação que gerou uma épica cena (You broke my heart).
Ao final da obra-prima, a atitude do Mike é bastante questionável, reforçando ainda mais o que seria o genuíno caráter dele: um homem frio, calculista, vingativo, que põe o seu trabalho em primeiro plano ou alguém que se viu sem opção. De toda forma, não surgem dúvidas sobre a definição de verdadeiro chefão.

ALGUMAS CURIOSIDADES:
- O Poderoso Chefão 2 foi a 1ª sequência a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

- Para se preparar para o papel, Robert DeNiro viveu durante certo período na Sicília. Ele faz parte da trinca de atores que ganhou um Oscar falando a maior parte de seus diálogos numa língua diferente da inglesa (os demais foram Sophia Loren e Roberto Benigni).

- O Poderoso Chefão 2 é o 2º de 3 filmes que tratam da saga da família Corleone. Os demais foram O Poderoso Chefão (1972) e O Poderoso Chefão 3 (1990).

Um comentário: