sábado, 4 de agosto de 2012

Dodeskaden - O Caminho da Vida (1970)

Dodes'ka-den / Akira Kurosawa / Bom

Torrent com legenda: https://kat.ph/dodes-ka-den-akira-kurosawa-ptbr-t1267072.html

Comentário: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.” – Friedrich Nietzsche.

Vendo este filme a frase citada me surgiu naturalmente em meus pensamentos, pois acho ela bem contundente com essa obra do Kurosawa. A sensação é tétrica ao acompanhar a vida dura e super interessante (por incrível que pareça) dessas personagens tão incomuns, elas vivem em outra dimensão, que por si só é uma fonte inesgotável de descobertas. O filme todo não se fixa unicamente na vida de uma das pessoas, mas alterna, tratando pouco a pouco de todos. Acredito que essa maneira que a película corre pode atrapalhar muito a paciência do espectador, criando o clichê do “arrastado”, pois de alguma forma somos obrigados esperar a chegada do clímax. Confesso que eu fui vítima dessa situação, porém, felizmente o filme conseguiu me conquistar.

Spoiler: O arquivo do filme que baixei termina brutamente em 02:07:16, a parte que o “garoto do trem” arruma a sua boina invisível. Poderiam me confirmar se aquele é o final mesmo ou tem mais adiante?

2 comentários:

  1. o "engraçado" da frase citada é que, Nietzche, ateu, faz uma analogia de uma passagem bíblica onde os discípulos de Cristo estão reunidos, recebem o Espírito Santo, e começam a falar em línguas estranhas. E quem os vê, logo pensam que estão embreagados ou coisa parecida porque estes não podiam sentir o Espírito nem tampouco falar em línguas. (Atos 2:1-13)

    ResponderExcluir