segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Madadayo (1993)

Madadayo / Akira Kurosawa / Bom-Excelente!

Comentário: Esse filme é tudo de bom, de uma cadência leve, tendo momentos de muita comicidade e emoção, algumas cenas são capazes de marejar lágrimas, a sensibilidade do Sensei toca fundo em alguns momentos. O professor possui um humor ácido e apaixonante, à medida que o tempo percorre compreendemos melhor o motivo de sua grande popularidade entre os seus alunos; de um carisma envolvente e traços de comportamento pra lá de incomuns (Risos!), também conquista a todos que entram em seu território de interação. Isso é fantástico!

E mais uma vez Kurosawa toca nas consequências negativas da guerra, principalmente envolvendo cidadãos inocentes. O autor faz de uma maneira inteligente para que o espectador sinta o impacto do anticlímax, cortando a empolgação que foi muito bem construída para depois nos fazermos sussurrar com espanto: “Mas que droga!” Nesse momento compreendemos patentemente a mensagem do diretor e elogiamos a sua inteligência por esse feito, que apesar de não ser de uma “engenharia” complexa, é bem sucedido em sua singeleza.

Gostei muito dessa película e minha emoção foi além do que via em tela, porém sobre o que também imaginava por trás dela. Isso é entendível para qualquer admirador do Akira que já assistiu a todas suas obras, conhecendo seus sucessos e fracassos. “Madadayo” soa claro como uma despedida. Um fim de uma era que inspirou todo o cinema. Isso é muito emocionante para qualquer cinéfilo e ainda mais para os fãs de Akira Kurosawa.

Torrent: https://kat.ph/madadayo-1993-akira-kurosawa-x264-aac-softsubs-criterion-t4087703.html
Legenda (é preciso sincronizar algumas vezes): http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/4130527/madadayo-pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário