terça-feira, 14 de agosto de 2012

Donnie Darko (2001)

Donnie Darko / Richard Kelly / Bom-Excelente!

Torrent: https://kat.ph/donnie-darko-2001-brrip-720p-x264-rmd-hdscene-release-t5129932.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/4434408/donnie-darko-pb

Comentário: Sou bastante suspeito para comentar filmes com essa temática, pois curto muito essas teorias científicas e mistérios do universo, me deixam atônito e com a imaginação transbordante, me fazendo ficar horas e mais horas (até o dia inteiro) delirando sobre esses recônditos assuntos, tendo um poder assombroso em arguir sobre a realidade em que vivo. “Donnie Darko” conseguiu ter esse efeito legal em mim e acredito que essa seja a principal razão de ser super valorizado. Acho que ajudou o fato de não ter criado muita expectativa sobre a fita, aliás, nenhuma.

Mas a verdade seja dita, o filme apresenta alguns elementos que não são respeitáveis (chegam até ser constrangedores), poderia definí-lo como mediano, mas com uma ideia poderosa e genial. Imaginem a primorosa proposta de “Donnie Darko” nas mãos de diretores competentes, como Darren Aronofsky, Christopher Nolan ou Park Chan-wook. Minha bagagem cinematográfica não é grande, mas são os três melhores cineastas que conheço que lidam plausivelmente com as artimanhas de roteiros complexos; também poderia citar David Lynch. Todos os elementos “Teens” exibidos na obra não condizem ou pelo menos não foram congruentes com o tema sério e profundo mostrado, isso para mim refletiu de maneira patente a direção jovial de Richard Kelly. Evidentemente que a película gira em torno de um adolescente e o autor deixou claro em ambientar esse mundo rebelde e frívolo, entretanto, perde respeito em criar algo asquerosamente duvidoso (talvez na pura inocência mesmo) em enfatizar esse clima de forma desnecessária, soando como uma estratégia de fazer uma ligação com o público mais entretido, possivelmente o alvo prioritário, inspirando uma posterior fase de transição. Infelizmente, em minha opinião, a fórmula usada não foi bem sucedida por essas razões que citei, criando uma edição superficial (embora a temática não seja), amadora e pouco convincente. Esses desprazeres comecei a perceber logo nos primeiros 10 minutos, daí ficam nítidas as alternâncias entre o objetivo e a brincadeira.

Apesar dos negativos, permiti que o filme me conquistasse, fui debelado pelo final, conseguindo fazer um elo interessante com tudo que foi mostrado, uma cadeia de acontecimentos que estimulam a lucubração. Há quem diga que possa ser pretensioso com a intenção de cobrir os furos e dá um sentido aparente, no entanto, gostei. Repetindo: “Donnie Darko” tem uma ideia genial, mas é mediano como filme.

 É só minha opinião (que pode mudar com o tempo).

Spoiler: Bem interessante aquela cena em que o D. Darko via a projeção do futuro para onde as pessoas caminhavam segundos depois, isso ilustrou bem o que penso sobre “forças invisíveis que nos movem”. Não impetuosa, mas a estimulação da vontade inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário