sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rapsódia em Agosto (1991)

Hachigatsu no Kyoshikyoku / Akira Kurosawa / Bom-Excelente!

Torrent: http://kat.ph/rhapsody-in-august-akira-kurosawa-1991-x264-aac-softsubs-t4088436.html
Legenda (É preciso fazer login e sincronizar uma vez a legenda): http://legendas.tv/info.php?d=947d7e805c267413060dd84ee0e522f1

Comentário: Filme delicado. Parece um desabafo de um povo que sofreu com a cáustica da guerra. Expressa uma revolta sofrida e intensa contra o ataque ao Japão em 1945, acabando com milhares de vidas. Duas gerações frente a frente que procuram esquecer o inesquecível, a película é bem sucedida nesse ponto, embora tenha ficado algo do tipo “martelo até quando puder ou quiser”, reforçando várias vezes a mesma mensagem. Akira Kurosawa têm muitos filmes que criticam a guerra, mas sem dúvida, em minha análise, “Rapsódia em Agosto” é o mais contundente e desconcertante de sua filmografia em tocar no assunto. Para mim ficou límpida a mágoa que Kurosawa tem dos Estados Unidos ou talvez isso seja um engano de minha interpretação, pois seguindo o filme ele culpa a “guerra”, não as nações.

Amei o clima sereno que reina em toda a extensão da obra, a vida simples e as conversas sob o céu estrelado, que infelizmente foram substituídas pela tecnologia, principalmente a televisão. As pessoas não contemplam mais o belo. Quanta magia tinha no tempo dos antigos! O filme é bem atual, inclusive o primeiro trabalho do Akira com um retrato contemporâneo, porém a respiração continua comedida e saudável. Fita exemplar, consegue divertir com o singelo e emociona com a profundeza do sofrimento causada pela destruição.

Spoiler: Aquele “olho” me deu um baita susto! Fiquei arrepiado com aquela cena. Também achei super legal o Richard Gere falando japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário