quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Barba Ruiva (1965)

Akahige / Akira Kurosawa / Excelente!

Torrent: https://kat.ph/akira-kurosawa-red-beard-akahige-1965-t3085232.html
Legenda: http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3113803/akahige-pb

Comentário: Esplêndido! De um envolvimento e emoção contagiantes! As qualidades são tantas neste filme que se comparariam em contar grão por grão mesmo em um punhado de areia. Só para dizer mais, o diretor consegue o mesmo feito de “Os Sete Samurais” no que se refere ao filme correr tão rápido mesmo tendo três horas de duração.

Até hoje fico impressionado e tento desvendar essa técnica misteriosa do Kurosawa, compreender bem as causas dessa passagem tão leve e envolvente que ocorre em algumas de suas películas, e contraditoriamente isso acontece em seus filmes mais longos. “Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre”, para a surpresa geral, foi a fita que achei mais extensa e cansativa do cineasta japonês, mesmo sendo o filme mais curto de sua filmografia, podemos até chamar de “média-metragem”; achei oportuno citar isso só para reforçar o meu ponto de vista sobre essa característica fantástica patentemente exibida em alguns de seus filmes. Tenho certeza que muitos que conhecem bem o cinema do Akira têm uma impressão semelhante.

Também não poderia deixar de elogiar a atuação do Toshirô Mifune como o “Barba Ruiva”, amadureceu demais e para mim foi o melhor e mais carismático papel que vi o ator interpretar, parece ter dado um salto quilométrico em talento. Os olhos dele chegavam até brilhar de tão intensos e penetrantes que estavam. Lamentável que aqui acaba a grande parceria entre diretor e ator, por um desentendimento entre eles, cujo motivo nunca foi revelado.

“O Barba Ruiva” representa um cinema da mais pura competência e para mim já é uma Obra-Prima!

Spoiler: Aquele combate que o Barba Ruiva dá porrada num bando de vagabundos humilha muitos filmes de ação marcial! Até nisso Kurosawa é SHOW! Aquela cena é perfeita! Dá de 10 x 0 em vários filmes de Kung Fu por aí!

Um comentário: