sábado, 14 de julho de 2012

Anatomia do Medo (1955)

Ikimono no Kiroku / Akira Kurosawa / Excelente!

Torrent: http://thepiratebay.se/torrent/4467502/
Legenda: http://legendas.tv/info.php?d=8d6f99214e6e75822b9c817acc46f49e


Ficha Técnica:

Título Original: Ikimono no Kiroku
Ano de Lançamento: 1955
Diretor: Akira Kurosawa
País: Japão
Gênero: Drama

Sinopse:
Velho empresário está obcecado com a idéia de que haverá um extermínio nuclear. A família conclui que ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Ele continua com medo e tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança na América do sul, no Brasil. Nesta ocasião, ele mostra as vicissitudes de uma família numerosa com um pai obsessivo. E sua obsessão com uma guerra nuclear. O filme alterna momentos duríssimos com outros de plena ternura. Produção bem no estilo de Kurosawa, com fotografia e interpretação soberbas.

Elenco:
Takashi Shimura
Toshirô Mifune
Comentário: Fabuloso! Parece ser mesmo um dos filmes mais desconhecidos do Akira, muitos perdem por achar que ele só tem os Clássicos que o aclamaram, mas na filmografia do Kurosawa tem muitas raridades e relevâncias. “Anatomia do Medo” faz parte de sua excelência, me agradou em tudo, então vou dá 5 Estrelas sem receio. Vejo que nas obras do mestre nipônico, na maioria das vezes, sempre usa a guerra ou suas consequências como temas diretos ou plano de fundo, ele não cansava de reforçar os efeitos negativos que a bélica causa em um povo, seus trabalhos foram ainda mais pertinentes em sua época, sem dúvidas. Acredito que quem já teve ou tem Síndrome do Pânico, vai se identificar muito.

É impressão minha ou Takashi Shimura estava mais magro? [Ele deve ter feito muitos exercícios para “Os Sete Samurais” ou se preparando para algum próximo filme marcial, rs] Muito bom, como sempre. Entretanto, o crédito fica mesmo para Toshirô Mifune (era ele mesmo?)!! Incrível!! Um camaleão!! A forma como ele se transforma de um filme à outro, impressiona!!

Avaliação: Excelente!

Um comentário: