segunda-feira, 9 de julho de 2012

Rashômon (1950)

Rashômon / Akira Kurosawa

Comentário: Tenho acompanhado a obra do Akira em ordem cronológica e acho que assim fico mais íntimo com o seu progresso, “Rashomon” é a décima película dele que vejo e agora tenho certeza que entrei no início de sua Fase de Ouro, o melhor de todos que vi anteriormente. Nem consigo imaginar a maravilha que deve ser “Os Sete Samurais”, “Trono Manchado de Sangue”, “Ran” e “Sonhos”, minhas expectativas no momento estão extremamente altas para me adentrar nesses tão famosos trabalhos, contudo, sou um pouco experiente nesse quesito e não vou me deixar levar por expectativas para não acabar descontando nas fitas, só baseando mesmo meu comentário no filme em si, não em imaginações fantasiosas.

“Rashomon” me deixou extasiado logo em sua primeira cena, a fotografia catastrófica e gélida (quase pego um resfriado só de ouvir aquele som de chuva e toda aquela precariedade) me dava uma sensação bem instintiva, uma serenidade pré e pós-bélica; é algo difícil de explicar com palavras, enfim. Toshiro Mifune IRRECONHECÍVEL esteticamente, só fiquei sabendo que era ele aqui nos créditos [o que uma barba e cabelo cumprido não fazem], sua expressão enérgica veemente foi algo que não vi nos filmes anteriores do Kurosawa. Grandioso filme e vai já para os Favoritos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário