terça-feira, 24 de julho de 2012

Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Kaze no Tani no Nausicaa / Hayao Miyazaki / Bom-Excelente!

Comentário: Alguns acham “Nausicaä” a obra mais madura do autor, como se fosse uma animação feita mais para os adultos, parte que não concordo completamente. O quesito ecológico, a temática pós-apocalíptica, a densidade funesta, expressam um significado mais patente para os de maior experiência, sem dúvida, assim como tudo. Porém, não deve-se subestimar as crianças ao ver esse filme, pois elas podem facilmente captar elementos pitorescos e essenciais, podendo ou não serem edificantes na vida delas, mas as probabilidades estão a favor.

“Nausicaä” é um filme pomposo no bom sentido, a qualidade técnica dos movimentos impressionam muito, achei as cenas de ação impactantes e sobretudo bem superiores as que costumo ver em alguns Animes atuais. A constituição em camada dos “Ohmu” (poderosa criatura da floresta) é exuberante, há muito conteúdo ali. Películas do Takahata e Miyazaki são referências eternas (tenho boa confiança em afirmar isso mesmo não tendo visto muita coisa deles)! O lirismo panorâmico é fascinante e funde-se magistralmente com a trilha sonora, esses momentos mágicos socorrem bastante os pontos do filme que precisei me esforçar para manter o interesse, foi graças a eles que acabei gostando de um modo geral, pois fez a ligação que precisava.  

Impossível não reparar às nádegas de Nausicaä em seu equipamento, detalhe que achei curioso e desconcertante, pois ela parecia está despida na primeira cena; logo esse equívolo é corrigido nos vôos seguintes. Não existe também como não fazer uma comparação da floresta Fukai com a de “Avatar”; James Cameron deve ter visto esse filme do Miyazaki mesmo! (Risos!) Finalizando, gostei muito desse Anime, existem muitas coisas excelentes e outras que considerei apenas boas ou medianas. De toda maneira, é um trabalho super necessário para qualquer fã de animações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário